Para se ser feliz até um certo ponto é preciso ter-se sofrido até esse mesmo ponto. Edgard Allan Poe

 

O escritor americano Edgard Allan Poe (1809-1849) ganhará uma coletânea de sua obra em um projeto da editora Darkside, com previsão de lançamento para maio deste ano. A proposta é mesclar contos do autor com fatos de sua vida.  A organização está sendo feita pela própria editora e o livro terá ilustrações de artistas brasileiros e estrangeiros.

A Darkside já possui uma trabalho com uma  obra do autor, disponível gratuitamente, onde  reúne-se o poema mais famoso de Poe, “O corvo”, em sua versão original, junto com as clássicas traduções de Machado de Assis e Fernando Pessoa, e também uma análise sobre Poe feita por Charles Baudelaire, seu tradutor e um dos principais divulgadores de sua obra na Europa. O trabalho é  acompanhado pelas ilustrações de Édouard Manet. Para acessar o livro, clique aqui. 

Edgard Allan Poe é mais conhecido por sua poesia e contos, em particular seus contos de mistério e macabros. Considerado por muitos como uma figura central do romantismo nos Estados Unidos e da literatura norte-americana como um todo, ele foi um dos primeiros praticantes do conto do país.