Neste ano  John Williams vai concorrer pela trilha de “Star Wars: O Despertar da Força”.  Williams é o segundo mais indicado ao prêmio, ficando atrás somente de Walt Disney, com 59 indicações.

 

Um dos compositores orquestrais americanos mais populares e bem sucedidos da era moderna, John Williams é  vencedor de cinco prêmios da Academia, 17 Grammys, três Globos de Ouro, dois Emmys e cinco Prémios BAFTA da Academia Britânica de Cinema e Televisão.

Somente com a sequência Star Wars, Williams, foi indicado pelas trilhas de  “Star Wars” de 1977, que lhe concedera uma de suas cinco estatuetas,  “Império Contra-Ataca” de 1980 e  “O Retorno de Jedi” de 1983.  Os outros filmes que lhe valeram a estatueta foram: ” Um Violinista no Telhado” de 1971, “Tubarão” de 1975, “Star Wars” de 1977,
” E.T – O Extraterrestre” de 1982, ” A Lista de Schindler” de 1993.

Mais conhecido por suas trilhas sonoras de filmes e música cerimonial, Williams é também um compositor notável de obras de concerto e um renomado maestro. Williams compôs a música e atuou como diretor musical de quase oitenta filmes, incluindo O Resgate do Soldado Ryan, Amistad, Sete Anos no Tibete, O Mundo Perdido, Rosewood, Sleepers, Nixon, Sabrina, A Lista de Schindler, Jurassic Park, casa sozinho, Far e Longe, JFK, Hook, Presumível Inocente, Always, Nascido em Quatro de julho, a trilogia Indiana Jones, O Turista Acidental, Império do Sol, As Bruxas de Eastwick, a trilogia Star Wars, ET: The Extra-Terrestrial, The Império Contra-Ataca, Superman, Contatos Imediatos do Terceiro Grau, Jaws e Goodbye Mr. Chips.

Williams tem escrito muitas peças de concerto, incluindo uma sinfonia, um sinfonietta para conjunto de vento, um concerto para violoncelo estreado por Yo-Yo Ma ea Orquestra Sinfônica de Boston em Tanglewood, em 1994, concertos para flauta e violino gravado pela Orquestra Sinfônica de Londres, concertos para clarinete e tuba, e um concerto para trompete, que foi estreada pela Orquestra de Cleveland e seu principal trompete Michael Sachs, em setembro de 1996.

A cerimônia do Oscar  2016 acontecerá no dia 28 de fevereiro. A apresentação deste ano ficará por conta do ator e comediante Chris Rock.