O Teatro Bolshoi nomeou ontem (segunda-feira/26)  um novo diretor para o grupo de ballet  A posição que será criada após a saída do diretor artístico da companhia, Sergei Filin, que ficou quase cego devido a um ataque com ácido.

Makhar Vaziev Bolshoi

Makhar Vaziev

Vladimir Urin, diretor-geral do teatro, afirmou que Makhar Vaziev, atual director de ballet da casa de ópera La Scala, em Milão, será o novo diretor de ballet do Bolshoi.

Makhar Vaziev nasceu em 1961 Em 1973 ele foi admitido na “Agrippina Vaganova” Academia em São Petersburgo (classe de Yury Umrikin), onde se formou em 1981. Em 1979, ele começou a dançar para o Ballet Kirov, onde foi oficialmente contratado em 1981 depois de se formar. Ele foi promovido a solista em 1986 e bailarino principal em 1989. Entre Abril de 1995 e Março de 2008 Vaziev foi o diretor do Ballet Kirov do Teatro Mariinsky em São Petersburgo. Makhar Vaziev também apoiou a nova geração de coreógrafos russos, entre os quais Alexei Ratmansky, Alexei Miroshnichenko e Kirill Simonov. Makhar Vaziev foi nomeado Artista Homenageado da Rússia, em 2002, e também foi premiado com o “2002 Spirit of Dance” prêmio na categoria “Knight of Dance”.