´Um Mapa Todo Seu´ é o nome do novo romance de Ana Maria Machado, que trata da relação passional entre o abolicionista Joaquim Nabuco e a emancipada Eufrásia Teixeira Leite

 

O livro foi editado pela Alfaguara e é o décimo romance de Ana Maria Machado, considerada pela crítica como uma das mais versáteis e completas das escritoras brasileiras contemporâneas,  ocupando a cadeira número 1 da Academia Brasileira de Letras.

O romance  não se trata apenas de um romance histórico ficcional, é também um relato da luta pela abolição da escravatura no Brasil e das dificuldades políticas de um país em formação.  Eufrásia Teixeira Leite foi uma mulher à frente de seu tempo, tornando-se uma das primeiras grandes investidoras e empresárias do país. Joaquim Nabuco, jornalista, político e diplomata, foi uma figura essencial no processo de abolição da escravatura no Brasil.

Ao longo do livro Eufrásia e Nabuco são retratados  por meio de documentos históricos, assim como, recriados em suas vidas íntimas. Ao mesclar ficção com fatos reais, a narrativa se desloca por territórios como a liberdade dos escravos e a autonomia feminina, e se torna o panorama de um momento crucial da história do país.

A editora disponibilizou um trecho do livro em PDF. Para acessar, clique aqui.


 

UM MAPA TODO SEU

Autora: Ana Maria Machado

Editora: Alfaguara (224 págs.,R$ 39,90)