Será lançado na próxima semana um livro que reúne a Coletânea dos 29 anos de trajetória do artista plástico Vik Muniz, “Tudo é agora” reúne a obra completa do artista, que segue em constante processo de criação.

Muniz é definido como um dos artistas mais inovadores e criativos do século 21. Renomada por criar o que ele chama de “delírios fotográficos,” Muniz trabalha com uma variedade estonteante de materiais, incluindo os não convencionais açúcar, molho de tomate, diamantes, recortes de revistas, xarope de chocolate, poeira e objetos achados em lixo, buscando meticulosamente projetar um design narrativo antes de registrá-los com sua câmera . Suas fotografias resultantes muitas vezes fazem referência a imagens icônicas da cultura popular e da história da arte.

No livro o  registro dos trabalhos de Vik Muniz vem  acompanhado de textos do artista, com comentários  e esclarecimentos da origem de cada série. O livro editado pela Capivara , em parceria com a Fundação BNP Paribas, tem 900 páginas, divididas em dois volumes, que atualizam um catálogo publicado pela mesma editora em 2009.

TED – Palestra onde Vik Muniz fala um pouco sobre criação e criatividade