ANCINE apoia participação de produções independentes brasileiras em festivais de cinco países

ANCINE apoia participação de produções independentes brasileiras em festivais de cinco países

Eventos nos Estados Unidos, Japão, México, França e Argentina receberão filmes e projetos com apoio da Agência

Até o final de outubro dez filmes brasileiros contarão com o auxílio do Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais e de Projetos de Obras Audiovisuais Brasileiras em Laboratórios e Workshops Internacionais da ANCINE para participarem de seis festivais de cinema nos Estados Unidos, Japão, França, México e Argentina. O programa, parte integrante da política da Agência para a promoção do cinema nacional no mercado exterior, concede apoios diversos a filmes oficialmente selecionados para 90 eventos internacionais e a projetos participantes de 31 laboratórios e workshops.

A cidade de Chicago, nos Estados Unidos sedia dois festivais em outubro. O Festival Internacional de Cinema de Chicago acontece do dia 15 ao dia 29 e selecionou diversas obras brasileiras para a programação desta que é a sua 51ª edição. A ANCINE está apoiando a ida da produtora Mariana Ferraz ao evento, onde irá representar o longa “Órfãos do Eldorado”, de Guilherme Coelho, que disputa o prêmio na Competição de Novos Diretores. A Competição Principal do evento conta com dois filmes brasileiros: “Boi Neon”, de Gabriel Mascaro; e “Paulina”, coprodução com a Argentina e a França, dirigida por Santiago Mitre. Espalhados em outras seções não competitivas estão ainda “Para minha amada morta”, de Aly Muritiba; “Ausência”, de Chico Teixeira; “Aspirantes”, de Ives Rosenfeld; e “Obra”, de Gregório Graziosi.

Ainda em Chicago, a partir do dia 23 de outubro, é realizado o Festival Internacional de Cinema Infantil de Chicago. Seguem para o evento apoiados pelo Programa da ANCINE o longa “O menino no espelho”, de Guilherme Fiuza; e o curta “O mistério do mangue”, com direção de Lara Belov e do coletivo de crianças do Projeto Cinema e Sal, selecionado para a mostra Child Produced.

Realizado na Cidade do México, o festival DOCsDF, especializado em documentários, chega em 2015 a sua décima edição. Três filmes brasileiros estão na Competição Nossa América: “Ato, atalho e vento”, de Marcelo Masagão; “Carregador 1118”, de Eduardo Consonni e Rodrigo T. Marques; e “Campo de jogo”, de Eryk Rocha. A ANCINE está apoiando a ida dos diretores Marcelo Masagão e Rodrigo T. Marques ao evento, assim como a da diretora Maíra Buhler, que vai representar o longa “A vida privada dos hipopótamos”, que dirigiu com Matias Mariani, na Competição Docuthriller.

Outro evento que contará com uma expressiva participação brasileira é o Festival de Cinema de Mar del Plata, de 30 de outubro a 7 de novembro, na Argentina. O Programa da ANCINE está ajudando a viabilizar a participação de dois representantes brasileiros na Competição de Curtas-Metragens Latinoamericanos: “Say I am only seventeen”, de André Catoto Dias; e “Tereza”, de Maurício Baggio. Também compete na mesma categoria o filme “Haram”, de Max Gaggino. A programação do festival argentino conta ainda com a exibição de vários títulos brasileiros, de curta e de longa metragem, em mostras não competitivas, como “Para minha amada morta”, de Aly Muritiba, no Panorama do Cinema Latinoamericano; e “O corpo”, de Lucas Cassales, e “Que horas ela volta?”, de Anna Muylaert, na mostra Gramado Apresenta, que exibe filmes da programação do festival gaúcho.

O documentário “Nise – O coração da loucura”, de Roberto Berliner, recém premiado no Festival do Rio, está na seção competitiva do 28º Festival Internacional de Cinema de Tóquio, no Japão. Com a ajuda do Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais e de Projetos de Obras Audiovisuais Brasileiras em Laboratórios e Workshops Internacionais da ANCINE, o produtor Vitor Leite vai representar o longa no festival, que acontece de 22 a 31 de outubro na capital japonesa.

Por último, mas não menos importante, o produtor Cláudio Cao Quintas contará com o apoio do Programa para representar o projeto de documentário “Filhos de Fidel”, da Latina Studio, nas atividades da terceira etapa do Eave Producers Workshop, que acontece de 19 a 26 de outubro, na cidade francesa de Estrasburgo.

Saiba mais sobre o funcionamento do Programa

O Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais e de Projetos de Obras Audiovisuais Brasileiras em Laboratórios e Workshops Internacionais conta com três categorias de auxílio, dependendo da classificação de cada evento: apoio A – confecção de cópia legendada, envio de cópia e apoio financeiro; B – envio de cópia e apoio financeiro; C – envio de cópia. As regras para a concessão do apoio estão dispostas no regulamento do programa. Mais informações podem ser conseguidas pelo e-mail programa.apoio@ancine.gov.br.

Fonte:  ANCINE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *